terça-feira, 2 de abril de 2013

As palavras são apenas um começo

Corrupção, violência, educação básica deficiente, e vários outros temas que assolam a indignação de nossa sociedade. Nesse momento, não basta apenas falar, é necessário ir à luta e defender nossos direitos e exigir os deveres daqueles que ocupam os cargos públicos. E quem vai à luta? Pensando bem, falar já é um começo.

Tudo começa pela indignação. Você assiste uma reportagem na tv, que mostra três jovens, aparentemente apenas conversando, e do nada surgem dois homens em uma moto: os garotos que estão sentados na calçada são executados com vários tiros. Antes de fugirem do local do crime, os assassinos se certificam do trabalho, e disparam mais alguns tiros naqueles que provavelmente já estavam sem vida. Um terceiro jovem consegue fugir. Dos dois jovens executados, segundo os pais, era inocente e não tinha envolvimento no crime do tráfico de drogas. Estava no local errado, na hora errada, com as pessoas erradas. Informações dizem que os criminosos eram policiais, o que não é tão impressionante. 

Impressiona é o fato de uma viatura da polícia está a poucos metros da cena do crime, observando tudo, e agindo somente quando os executores fogem em sua moto. Um ato de negligência? Desatenção? Corrupção? O Departamento ainda averiguará o caso. Essa reportagem foi transmitida no Fantástico, na emissora Globo, no último domingo. Esse tipo de caso acontece todos os dias. No entanto, ainda impressiona pela crueldade. 


Foto: Google

Então, por que escrever sobre o assunto, afinal, nada posso fazer para resolvê-lo? Não é preciso ser jornalista para escrever. Quando se escreve há algo maior que o próprio tema a ser comentado, é o espaço de gerar discussão sobre o tema, levantar suposições e divulgar o que muitos se negam a conhecer. Por isso, discorrer em palavras o que se quer falar, não é uma revolta (ou pode ser), babaquice ou o "querer aparecer" e a falta do que fazer; pensar assim é um pensamento redutível e ignorante. Quem não fala, se cala para a sociedade. E aceita de bom grado o roubo, os shows e os "frees" dos nossos representantes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário