domingo, 21 de abril de 2013

Uma visita ilustre e passageira: Joaquim Barbosa em Alcaçuz

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal de Federal, visitou a maior penitenciária do RN, nesta última sexta-feira. Segundo a diretora do presídio, Dinorá Simas, o ministro "apenas observou, sem falar nada" da situação precária do local. Nesses 15 minutos de visita, os presos gritavam, pedindo ajuda, e o ministro apenas verificava as infiltrações, os vasos sanitários quebrados, e os problemas gerais e eternos de Alcaçuz. Os membros da comitiva passearam pelo pavilhão 2 da unidade.

foto: G1
A visita serviu para avaliar as instalações da unidade prisional. Joaquim Barbosa relatou que "a situação é caótica. As unidades prisionais do estado não respeitam padrões mínimos de dignidade humana". Isso já sabemos.

O que também já sabemos é que após a visita meteórica do ministro, a situação continuará a mesma. Assim como as condições de saúde e segurança, que estão no mesmo patamar caótico, tomando as palavras da V.Ex Sr. Ministro.

Não basta apenas visitas, falácias e promessas: nossas penitenciárias estão esgotadas, e não seguram mais nossos detentos. Escapar de uma penitenciária, no nosso estado, é mais fácil que achar o culpado do próprio crime cometido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário