sábado, 6 de abril de 2013

Exame da OAB: índices e formas de avaliação

A primeira fase do 10° Exame da OAB será aplicado neste mês dia 28. O exame é o ponto-chave para medir a qualidade dos cursos de direito no Brasil, e o nível de conhecimento dos graduados. A responsabilidade da elaboração do Exame de Ordem Unificado nas edições anteriores da prova estava a cargo do MEC, contudo o novo coordenador nacional do exame, Leonardo Avelino Duarte, diz que "o envolvimento entre as duas instituições é imprescindível, uma vez que o MEC autoriza e reconhece o funcionamento das faculdades de direito, porém quem pode legalmente dizer se alguém é capaz de advogar ou não, é a OAB".



O graduado em direito só poderá advogar se obter o certificado da OAB, passando nas duas fases do exame. Nas edições anteriores, o índice de reprovação foi altíssimo (89,7%, 2012), o que pode caracterizar tanto o despreparo dos candidatos como o alto nível da prova, sendo este o último o mais questionado pelos estudantes. Em relação ao nível do exame, os especialistas afirmam que continua o mesmo, nem alto e nem baixo.

Duarte pretende dialogar com as universidades e os acadêmicos, e aperfeiçoar o exame repensando o conteúdo programático e a forma de avaliação. 

Nesta primeira fase, o candidato deve acertar mais de 50% da prova para seguir na segunda etapa. Lembrando que o graduado só poderá ocupar cargos públicos, como procurador do estado e advogado da união, se possuir a carteira da OAB.

Leia mais no UOL - EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário