sábado, 23 de março de 2013

Entender as origens

Muitos dos textos que são lidos na faculdade, são de autores que deram início à ciência que estudamos. São escritos bem antigos, que sofreram dezenas de edições, para várias línguas por vários autores. Quando pegamos as teorias dos autores clássicos, a carga de informação se transforma num estudo massante e complexo.

Complexo por que uma teoria só pode ser compreendida se o leitor tiver conhecimentos básicos sobre o tema. Claro, os professores repassam para nós pequenos textos introdutórios, bem fáceis de ler. Mas não é o suficiente. O impacto teórico inicial diante das maiores obras sobre o tema estudado é inevitável. Se bem que estudar Malinowski é interessante; diferente de Durkheim e sua regra do método sociológico. O que também não deixa de ser interessante. Mas peguemos nas mãos os escritos de Nietzsche, Heidegger ou Foucault. Tudo muda.

Isso pode, ou vai com quase certeza, acontecer com Cálculo I e Neuroanatomia. Só para citar exemplos. As origens em outras matérias podem ser a base para todo o processo que virá adiante, vide Cálculo I. Uma dica é certa: leia tudo que for passado para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário