quarta-feira, 27 de março de 2013

O tempo como inimigo

Dependendo dos horários das aulas, o estudo exige bem mais tempo. Normalmente, no turno da manhã, os alunos pagam em média 6 a 7 disciplinas por semestre, enquanto que à noite 5 é o normal. Claro, excluindo-se as disciplinas optativas e extra-obrigatórias em outros cursos.

Pagando 6 disciplinas, num curso de humanas, quer dizer que o estudante terá que ler algo em torno de 6 a 10 textos para as aulas por semana. Aliás, os escritos DEVEM ser lidos antes das aulas. O aluno leva somente anotações e perguntas. Inicialmente, são pequenos textos, capítulos dos livros. Com o tempo, serão livros, um, dois, três por disciplina. A área de humanas exige uma leitura aprofundada e solitária.

Essa carga de leitura também existe nas outras áreas, porém com menos intensidade. Nas exatas, os cálculos e fórmulas de certa forma são mais fáceis de compreender do que uma concepção de um autor em um livro. É entender o processo e realizá-lo repetidas vezes que tudo pode dar certo. Nas biológicas, principalmente em cursos como Farmácia, Biologia e Medicina a leitura de vários livros é importante.

No entanto, como ler tanto em tão pouco tempo? Muitos estudantes trabalham, outros são bolsistas da universidade (tema que vou falar nos próximos capítulos). Tudo bem que a madrugada foi feita para dormir, mas não para os universitários. Quem trabalha de manhã e de tarde, e estuda de noite, ou vice-versa, tem toda a madrugada (e os finais de semana, feriados e dias santos) para rever os textos, fazer os cálculos ou dissecar um anfíbio metodicamente nos livros.

Ler nos ônibus (engarrafamentos), nos intervalos e almoços do trabalho. Sempre há um jeito de ler o que se deve ler. Não há desculpa. Acompanhar as leituras recomendadas pelos professores além de formar uma concepção sobre os assuntos tratados em sala, não corre o risco de chegar na prova e encontrar a seguinte questão: "Descreva as principais noções do texto tal, e comente sobre o método utilizado para chegar a tal resultado". E dentre várias outras surpresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário